APAE e Acrilex uma parceria que dá certo


A APAE de Mauá (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Acrilex, maior fábrica da América Latina, no segmento de tintas para manualidades, firmaram parceria para proporcionar aos alunos com maior grau de comprometimento mental uma oportunidade de trabalho denominada Oficina Abrigada.
O projeto consiste em 32 alunos exercerem funções de uma linha de produção para montagem de estojos de lápis giz de cera, fabricados pela empresa; passando desde a montagem dos recipientes até o fechamento das embalagens que voltam para a indústria e posteriormente serão comercializados.
Segundo a Orientadora Pedagógica das Oficinas da APAE, Eliana Tatiani Alvarez, a parceria foi firmada na segunda quinzena de outubro último e desde então os trabalhos estão sendo desenvolvidos de maneira muito eficiente. “É surpreendente como os alunos se adaptaram rapidamente ao trabalho de maneira organizada e responsável. O conhecimento de uma linha de montagem para todos estes alunos envolvidos no projeto é importante para que no futuro eles tenham condições de arrumar uma colocação no mercado de trabalho com maior facilidade”, esclareceu.
Para a professora do período da manhã, Elizete Manaro dos Santos, esta é uma oportunidade e não uma piedade, afinal os alunos receberão um determinado valor em dinheiro em troca desse trabalho executado diariamente. “Apesar de um maior comprometimento, estes jovens têm capacidade de desenvolverem trabalhos manuais tão bem quanto qualquer outra pessoa que não seja portadora de necessidades especiais, o que faltam na verdade são oportunidades justas para que eles mostrem seus valores à sociedade”, disse com orgulho a pedagoga.Os alunos também estão se mostrando satisfeitos com a realização dos trabalhos para a Acrilex e já fazem planos com o dinheiro que receberão dentro de poucos dias. Celular e tênis são os campeões na preferência dos trabalhadores, outros itens como perfumes, roupas e acessórios também constam na lista de todos.

No período da tarde, a professora Edinéia Rodrigues Sena também está entusiasmada com o trabalho dos alunos. “Todos são muito responsáveis e eles próprios comandam a linha de produção com palavras de incentivo; é muito bom ver esta oportunidade que a Acrilex proporcionou a todos da oficina”, concluiu.

Produção – Diariamente, a linha de produção da Oficina Abrigada monta uma média de 800 a 1000 estojos fruto do trabalho de 19 alunos no período da manhã e 13 à tarde. Segundo a orientadora, Eliana Alvarez, a cada 1000 estojos a Oficina recebe o valor de R$ 22,30, o que no final do mês rende uma média de 446 reais, que serão divididos entre os trabalhadores da oficina. “Sabemos que o valor que os alunos receberão não representará muito, mas é um começo, pois, muitos deles não terão outra oportunidade de trabalho no mercado de trabalho devido ao grau de comprometimento mental e o preconceito. E é muito gratificante olhar para eles e ver a alegria de estarem sendo produtivos na sociedade”, disse. (por Lourdes Ferreira)











Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br
Jardim da APAE Mauá