Loja Maçônica Barão de Mauá realiza festa das crianças para alunos da APAE de Mauá

Lourdes Ferreira
Para comemorar o Dia das Crianças, a Loja Maçônica Barão de Mauá organizou um dia de festividade com brinquedos, lanches e muita diversão para os alunos da APAE de Mauá - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no último dia 12 de outubro, na FAMA - Faculdade de Mauá.
Segundo Paulo Barthasar, membro da Loja Maçônica, a escolha da APAE de Mauá priorizou mostrar o trabalho realizado dentro da instituição educacional para crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. “É importante dar visibilidade à comunidade que existe uma entidade como a APAE que possui profissionais qualificados para trabalhar com portadores de necessidades especiais e realizam um excelente trabalho no sentido de realizar a inclusão social destas crianças e adolescentes na sociedade”.
Além de proporcionar um dia de muita diversão, o objetivo do evento também foi de incentivar o trabalho voluntário no município. Com o slogan “Barão Solidário, Mauá Voluntário”, cerca de 140 voluntários, entre membros da Loja Maçônica e alunos do curso de Pedagogia da FAMA estiveram envolvidos na organização e execução do projeto.
Para a presidente do grupo das Acácias, que é composto por esposas dos maçons e são encarregadas de desenvolverem todos os trabalhos sociais da loja maçônica, Margareth Barthasar, o voluntariado é uma questão de cidadania e todos podem doar um pouco de seu tempo em prol de alguma instituição filantrópica que atua dentro do município. “Infelizmente, a questão do voluntariado é muito deturpada na sociedade; muitas vezes quem pratica ações voluntárias na verdade quer apenas visibilidade na mídia e isso acaba prejudicando, e muito, o trabalho sério que voluntários realizam nas entidades sociais”, disse. “O voluntariado é uma ação que deve vir do sentimento de amor e compadecimento pelo próximo”.



A idéia é realizar eventos envolvendo outras entidades assistenciais do município, esclarece Margareth. “Queremos que as pessoas conheçam e se envolvam com os trabalhos assistenciais realizados pelas entidades filantrópicas no município”.
Organização do evento – O Dia das Crianças da APAE organizado pelo grupo das Acácias, contou com várias etapas que foram desde as primeiras idéias, passando pelo laboratório dos estagiários dentro da instituição educacional até a captação de recursos e doações para a realização do evento.
O espaço da FAMA, que foi uma parceria, transformou-se em um grande parque de diversão adequado às necessidades dos alunos da APAE de Mauá, com piscina de bolinhas, cama elástica, mesas de pebolim, espaço para pista de dança e recreação como pintura de rosto, bexigas ornamentais, desenho e um contador de história. O pessoal da cavalaria de Mauá proporcionou um passeio a cavalo, como se fosse uma equoterapia.
Para Coordenadora Técnica da APAE, Maria Elisabeth Fusari, a festa organizada pela Loja Maçônica foi uma verdadeira inclusão social.
Voluntariado – Para as alunas de Pedagogia Carla Correa, 22 e Maria José Gonzaga, 43, a experiência de trabalhar com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais foi muito importante. “Para a realização do trabalho voluntário passamos por orientações dentro da faculdade para que tivéssemos um olhar diferenciado, sabendo que eles apesar de suas limitações são pessoas comuns como qualquer outra da sociedade. Este momento de inclusão social é muito importante para nossa vida profissional e pessoal, é uma experiência única”, afirmaram.
Confira as Fotos abaixo:
Vamos pular, vamos pular, vamos pular. E as crianças e adolescentes se divertiram na cama elástica:





Seu eu fosse um peixinho e soubesse nadar, entrava na piscina de bolinha..


Agora é hora de pintar e brincar com as bexigas artísticas...


Hora do passeio a cavalo...

Agora vamos ao lanchinho...


Depois do lanche um joguinho de pimbolim


Vamos dançar um pouquinho. Bailão da Barão...





Homenagem aos das Acácias para os professores da APAE:

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br
Jardim da APAE Mauá