APAE de Mauá participa do 1º Festival de Esportes de 2008

Texto, fotos e atualização do Blog: Lourdes Ferreira

O dia 18 de novembro foi dedicado à prática de esportes por atletas das APAEs de Mauá, São Caetano do Sul, Santo André, Diadema e Rio Grande Serra que participaram do 1º Festival de Esportes de 2008, na cidade de São Caetano do Sul.

De acordo com o presidente da APAE de São Caetano, Jorge Martins Salgado, o evento teve origem após o cancelamento das Olimpíada Estadual das APAEs de 2008, evento que ocorre todos os anos. “Por questão de cidadania e respeito aos portadores de necessidades especiais achamos viável realizar este encontro esportivo, pois todos estavam preparados para participarem das Olimpíadas que não houve. Foi um trabalho rápido, comprometido e organizado, mas acima de tudo com muito amor e carinho”, ressaltou.

Para Salgado o 1º Encontro tem um papel importantíssimo para a integração dos alunos das APAEs. “Foi notório quando da chegada dos alunos das entidades a confraternização que aconteceu entre eles. Além do carinho para com todos os organizadores e apoiadores do Festival, é uma visão muito bonita de se presenciar”, comentou com emoção.

Práticas Esportivas do 1º Festival de Esportes

Após uma belíssima abertura, os alunos cantaram o Hino Nacional, assistiram apresentações musicais e o acendimento da tocha; assim houve a abertura do Festival de Esportes.

A primeira modalidade que os atletas participaram foi o Atletismo com corrida de 100 e 50 metros, caminhadas para portadores de necessidades mais comprometidos, salto em distância e arremesso de pelota. Posteriormente a estes esportes houve a parada para refeição.

Descansados, foi a hora e a vez do futsal. Os confrontos entre as equipes ocorreram em quatro partidas, todas com muita emoção por parte das torcidas organizadas. Uma verdadeira prova de organização e alegria.

Com o término das partidas, houve o encerramento do 1º Festival com a distribuição de medalhas para todos os participantes das APAEs em demonstração de que todos são capazes e que basta apenas empenho e dedicação para a prática esportiva.

Momento de descontração e fotos para a posteridade:

Momento das partidas de Futsal:

O professor de Educação Física Getúlio Gonzáles de Oliveira e o Instrutor Maurício dos Santos Reis distribuíram as medalhas para os atletas participantes da APAE de Mauá. Momento de muita emoção pela participação no 1º Festival de Esportes.






Alunos da Educação Infantil, Pré I e II da APAE visitam o Parque Salvador Arena



Texto, fotos e atualizção do Blog: Lourdes Ferreira

Muita expectativa, enfim o ônibus chega. A alegria é geral e toma conta da garotada. Assim, foi iniciado o passeio dos alunos da Educação Infantil, Pré I e II da APAE de Mauá (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com destino ao Parque Engenheiro Salvador Arena, localizado na Avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos, na tarde do último dia 14 de novembro.

O caminho foi percorrido embalado por muita música infantil que alunos e professores cantavam; a felicidade estampada nos rostos infantis dos ocupantes do ônibus.


Na chegada ao parque, a ansiedade para brincar e ver o aquário era grande entre os visitantes. A primeira parada dos alunos e professores ocorreu no playground, com brinquedos variados, entre eles, balanças, escorregadores, gangorras, entre outros.

Nem mesmo a chuva passageira tirou a animação da turminha, que aproveitou o momento para o lanchinho da tarde, feito na concha acústica.






Após a parada para a refeição, os alunos visitaram o aquário de água doce, o maior de exposição de peixes do país. Com 24 metros de extensão e 2,10 metros de altura, o aquário conta com 13 visores especiais para apreciação da decoração com pedras artificiais e diferentes espécies de água doce, entre elas carpas e kingio. Ao todo, o reservatório modelado com vidros de 36 milímetros de espessura tem capacidade de armazenamento de 380 m³ de água.

Os peixes de diversos tipos e cores deixaram todos os visitantes da APAE maravilhados. E foi com esta visão que o passeio foi encerrado.

Acessibilidade – Um grande diferencial do parque está diretamente relacionado à questão da acessibilidade. Todas as indicações dos equipamentos existentes no parque foram disponibilizadas em braile para facilitar o acesso de deficientes visuais. As áreas com mudança de nível estão equipadas com pisos especiais e o visitante portador de deficiência conta com vagas de estacionamento na entrada principal.














Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br
Jardim da APAE Mauá