Fonoaudiologia da APAE de Mauá

O código de Ética dos Princípios Gerais do fonoaudiólogo. Art.3°, publicado no DOU de 21.12.95 explica que "o fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde legalmente credenciado nos termos da lei nº 6965, de 9 de dezembro de 1981 e pelo Decreto n° 87.218, de 31 de maio de 1982, que atua na comunicação oral e escrita, voz e audição, pesquisando, prevenindo, diagnosticando, habilitando e aperfeiçoando, sem discriminação de qualquer natureza".

Na APAE de Mauá as profissionais Carla e Paula trabalham alunos com Síndrome de Down, paralisia cerebral e outras síndromes atuando na estimulação do desenvolvimento da fala e da linguagem.

O setor executa as seguintes atividades: avaliação, terapia e orientações a pais e professores.

Triagem: A criança é avaliada para saber se existe a necessidade ou não de passar por sessões de fonoaudiologia. São avaliados órgãos fonoarticulatórios, funções estomatognáticas, leitura e escrita.

Terapia: no momento em que é descoberta qual é a patologia, é iniciada a terapia com a função de trabalhar o problema como um todo, adequando e reabilitando usuários com deficit nas áreas de atuação fonoaudiológica.

Orientação: a orientação para os pais é fundamental, pois, o Fonoaudiólogo irá esclarecer dúvidas de como agir com a criança em casa e na sociedade em que vive. Com o professor também é essencial manter contato, repassando orientações e sugestões técnicas que ajudem a preparar o usuário para a alfabetização, assim como etapas posteriores a ela.

As sessões são realizadas em um período de meia hora, podendo ser de maneira individual ou em grupo, dependendo da demanda e da necessidade de cada aluno.

São realizadas pelas profissionais as chamadas AVD - Atividades de Vida Diária, na qual os alunos são estimulados a realizarem tarefas múltiplas como preparar comidas, arrumar a casa, tudo com o intuito de proporcionar maior autonomia para os assistidos, tornando-os mais independentes de pais ou responsáveis.

Fonoaudióloga Carla Wohnrath Yamauchi durante sessão com aluno:

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br
Jardim da APAE Mauá