Alunos da APAE de Mauá entram na era digital

Lourdes Ferreira

A partir do dia 28 de novembro, os alunos da APAE de Mauá (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) entraram definitivamente na era digital, com a inauguração do Laboratório de Informática, composto por 10 microcomputadores de última geração, conectados à internet e, conseqüentemente, ao mundo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Diretoria e Conselho Fiscal da APAE e do presidente da COOP-Cooperativa de Consumo, José Antonio Monte e sua equipe e demais convidados.
O Centro foi batizado como Laboratório de Informática “Profª Rosa Maria Frare”, em homenagem à ex-Diretora da Entidade e Professora, Diretora Escolar da rede pública, Rosa Maria Frare, falecida em maio de 2003.
A viabilização do projeto do Laboratório de Informática ocorreu no mês de setembro, quando o presidente da COOP visitou a entidade e fez a doação de 18 mil para a compra dos equipamentos de informática.
Para Monte, a inclusão digital dos alunos da APAE é fundamental para que haja o desenvolvimento sócio-educacional e uma maior integração dos portadores de necessidades especiais à sociedade, ampliando com isso as chances profissionais no futuro. “É uma grande emoção participar da inauguração deste Centro de Informática, pois vemos como a diretoria da APAE está empenhada em proporcionar ainda mais qualidade educacional para seus alunos. Afinal, sabemos que a informática tem papel principal no futuro destes jovens assistidos pela entidade”, disse.
O presidente da APAE, Luiz Augusto de Almeida, em nome de toda a diretoria da entidade fez questão de agradecer a COOP pela doação e frisou a importância de que todos tenham esta oportunidade de se conectarem ao mundo, por meio da internet. “Era inadmissível que os alunos da nossa entidade ficassem fora da inclusão digital e todos os integrantes da diretoria lutaram para que isso ocorresse, por meio da criação do Laboratório de Informática e a viabilização deste projeto só foi possível com a doação da COOP”, concluiu.


Homenagem – O Centro de Informática recebeu o nome de Professora Rosa Maria Freire, em homenagem a Professora e Diretora Escolar da rede pública que chegou à diretoria da APAE de Mauá como Tesoureira, no início dos anos 90.
Rosa Maria foi mãe do aluno Cristiano Frare, conhecido por todos os profissionais da entidade que guardam em suas memórias lembranças de quando ele chegou à instituição com suas fragilidades e conquistou espaço e carinho de todos os funcionários e demais alunos. Rosa foi uma mulher forte e batalhadora, lutando sempre e muito para conquistar a inclusão do seu filho nesse mundo e após conhecer os demais alunos da APAE ampliou sua luta batalhando para conseguir melhores condições de vida e o reconhecimento da sociedade a todos.

Homenagens ao presidente da COOP e sua equipe



Homanegam a professora Rosa Maria





Antes do almoço uma parada no refeitório dos alunos







Visita a linha de produção da Acrilex







Hora do almoço de comemoração do novo Laboratório de Informática



Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br
Jardim da APAE Mauá