Superação: rapaz com síndrome de Down passa em vestibular da UFG

Passar no vestibular é o sonho de muitos estudantes recém-saídos do ensino médio. O jovem Kallil Assis Tavares, de Jataí em Goiás é um dos aprovados no exame para ingressar na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ele passou em Geografia e é o primeiro portador de síndrome de Down a passar no vestibular da UFG. A coordenação do curso de geografia da UFG, em Jataí deve discutir a acessibilidade do estudante no campus da universidade na reunião de planejamento do ano letivo, marcada dia 23 de fevereiro.

A única vantagem dada ao estudante foi a disponibilidade de uma pessoa para ler a prova para Kalil, que é fornecida a qualquer candidato que tem baixa visão e solicite. No mais, ele concorreu em igualdade de tratamento com relação aos outros candidatos e passou pela peneira do vestibular. O calouro já está matriculado e aguarda com ansiedade o início das aulas, na segunda (27) da próxima semana.

De acordo com a pedagoga Eunice Tavares, mãe de Kalil, a escolha do curso e decisão de prestar vestibular foram dele. “Desde o início do ensino médio ele já começou falar que prestaria vestibular para geografia”, conta. Já a irmã Camila Assis faz questão de ressaltar que o boletim demonstra o quanto o garoto é estudioso. “A cada dia ele supera os obstáculos que vão surgindo e que sempre existem. Ele tem superado. Ele vai superar todos”, afirma a mãe coruja.

Segundo Kalil, o próximo passo é aprender a dirigir e tirar a carteira de motorista.

Com informações do G1. Foto, reprodução TV Anhanguera.

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br

Av. P. Manoel da Nóbrega, 758 Capuava, Mauá, SP - Cep 09380-120 Tel. 45552611 ascom@apaemaua.org.br
Jardim da APAE Mauá